sexta-feira, 5 de julho de 2013

Circovolante e Grupo Mambembe (UFOP) fazem visita ao Circo di Monza

"O circo!

Quem nunca ouviu aquela velha frase sobre pessoas que geralmente são consideradas um pouco incomuns, pois vivem sonhando acordadas, preferem as alturas á colocar os pés no chão? “Essa menina, vai fugir com o circo”. Quem nunca sonhou, entre uma noite ou outra, com animais, magias e palhaços? Quem nunca quis fugir de sua vida, trabalho-casa-trabalho e experimentar novos horizontes através de um mundo cheio de magia, pipoca, alturas e gargalhadas? Ahhh...O circo!!!
Respeitável público foi nessa sexta feira, dia 29 de Junho de 2013, o dia em que a ilusão do circo tomou conta definitivamente de todos os corpos que foram visitá-lo. O Grupo Mambembe-UFOP e o Circo Volante, visitaram um grandioso espetáculo/vida – O Circo di Monza. A proposta era passarmos um dia em contato direto com os integrantes do Circo di Monza, conforme sugerido pelo Circovolante, que muito nos ajudou. O grupo Mambembe está montando um novo espetáculo sobre a vida dos artistas mambembes e fomos pedir um auxílio para quem entende sobre o assunto, o Circovolante.
Ao entrarmos no espaço do circo, a curiosidade em saber de todos os detalhes da vida dos artistas do circo, nos paralisou, por onde começar? Será que perguntamos o que primeiro? De onde vieram? Como era viver em um constante espetáculo? Como eram as burocracias? Como treinavam? Enfim, eram tantas dúvidas, perguntas, questões, olhares, respeito, vontades, que a fala não saia, o olho tentava absorver tudo e, mesmo assim, não conseguia... Aos poucos, fomos retomando o fôlego da primeira impressão...Agora, conseguíamos fazer perguntas e ouvir, sem euforia e sem sustos... Primeiro conhecemos o dono do Circo di Monza, o Ricardo, homem simpático, claramente educado, um palhaço! Depois sua ex-esposa, que no começo foi tímida e posteriormente, nos contou sobre tudo o que precisávamos- grande mulher! Logo em seguida outro palhaço, dessa vez o “oficial” do circo, que era de família circense, muito simpático e aberto, ouvia nossas curiosidades, das mais simples ás mais complexas, apresentou sua neta... uma linda menina de 9 anos de idade, olhos claros, rosto de princesa, jeito de mulher...nos encantou... A vida cotidiana dos artistas se mostrava tão mágica quanto um espetáculo circense, as casas das famílias eram dentro do circo, volta e meia havia pessoas que entravam procurando ingressos, enquanto se costurava a roupa para o espetáculo, pessoas dormiam, comiam, o espaço entre vida e trabalho praticamente não existia. A casa era um trailer com pouco espaço, parece que feito exclusivamente para os artistas circenses, como se ao entrarem, a casa fosse aumentando de tamanho e de proporções, assim como o mágico faz com seus números. Depois de tantas novidades, esperamos para ver o espetáculo, a fila aos poucos foi crescendo, e ao entrarmos novamente naquele espaço que passamos horas durante a tarde conversando...aquele espaço era finalmente o circo! 
Pipocas, batatas fritas, cachorros quentes, crianças, e muitas crianças...enfim a hora chegou! Entramos e começamos a ver o espetáculo, primeiramente tivemos uma surpresa pois o Ricardo, apresentador do espetáculo, nos citou logo inicialmente no espetáculo, nos agradecendo pela visita. E os números foram aparecendo, números aéreos, números cômicos, números e números...e até o Globo da Morte!! Tudo se misturava com a narrativa do Ricardo que apresentava todos eles... enfim..foi um dia lindo. Temos que agradecer muito ao Ricardo, e todos do Circo de Monza. Também ao Circovolante por ter nos oportunizado esse momento. Muito Obrigada! Realmente deu para entender – “O CIRCO É CACHAÇA"


Texto: Haylla Rissi



Essa é mais uma ação do Cena Minas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário